terça-feira, 27 de março de 2012

ACAMPAMENTO NA ILHA DO BARBA NEGRA V


 Travessia para ilha do Veado

No segundo dia, logo que acordei, fiz uma curta caminhada nas areias da costa Leste da ilha. Logo voltei ao acampamento para um rápido café servido pelos amigos Leonardo e Tiane, comi alguns biscoitos e, rapidamente desmontei a barraca e aprontei o barco para a saída.

Da ponta da ilha onde estávamos até a ilha do Veado são 4,45km mas, navegar em linha reta não é muito fácil sem instrumento de orientação pois, o arrasto provocado pelo vento e pelas ondas tiram o caiaque do rumo. 

Eu remava mais próximo da Tiane e sabíamos que Leonardo, que ia bem a frente, utiliza GPS e, por isso, ele sempre serve de referência nas travessias. No entanto vimos caiaques muito a boreste e, outros, muito a bombordo sendo que a distância entre eles poderia superar 2km. Isso é que é perder o rumo. Pior estavam os caiaques a boreste que desviaram para o lado de onde vinha o vento.

A ilha do Veado é uma formação rochosa que proporciona belas paisagens do alto de suas pedras. A aproximação deve ser com cuidado pois muitas pedras ficam submersas em volta da ilha.

Enquanto fazíamos a travessia acabou a bateria da minha câmera e tive que esperar chegar na ilha para pegar a reserva que estava no compartimento de cargas.
























Depois da ilha do Veado nosso caminho era de retorno para o camping das Pombas.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário