domingo, 25 de março de 2012

ACAMPAMENTO NA ILHA DO BARBA NEGRA III

Primeira parada - As Dunas da Ponta Escura



 A travessia do rio Guaíba passando no costado da ilha do Junco é de 4,3km sendo que o primeiro trecho, logo abaixo das pedras da costa do morro da Fortaleza, tem 1,3km. É o trecho onde passa o canal do rio que tem profundidade de 60m.  O segundo trecho, que corresponde a costa Norte da ilha do Junco mais a segunda parte da travessia até as dunas da ponta Escura, mede 3,0km.

Completamos a travessia e colocamos nossos caiaques alinhamos na praia maior, ao lado das dunas de areias alaranjadas. Leonardo mudou seu caiaque para deixá-lo exatamente em frente as dunas porque de cima das areias não avistávamos os caiaques. Ele estava certo porque assim, os caiaques apareceriam nas fotos  no sopé das dunas.

Do alto das dunas avista-se o farol de Itapuã na ponta do morro do Farol. Ali está é o limite a Leste do rio Guaíba. Mais para a direita, podemos ver o morro da Formiga (limite a Oeste). Podemos avistar as praias da costa do Parque Itapuã sendo a mais conhecida a praia do Sítio, o morro da Fortaleza que foi cenário de batalhas da guerra dos Farrapos, a ilha do Junco e a ilha das Pombas.
































Dali seguimos na direção do morro da Formiga e aportamos na praia da sepultura, uma prainha em meio ao costão de pedras do morro.


Até lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário