segunda-feira, 26 de março de 2012

ACAMPAMENTO NA ILHA DO BARBA NEGRA IV



Praia da Sepultura/Morro da Formiga



Rumo ao morro da Formiga, passamos pelo canal por trás da ilhota da ponta Escura e, aproveitando a proteção do vento, Leonardo ajudou Tiane tirar água do caiaque que havia entrado na saída da praia das dunas, antes que ela fechasse a saia.

Percorremos a costa da península a uma certa distância  e chegamos na praia da Sepultura que é uma pequena praia perdida em meio aos rochedos que protegem  toda volta da ponta do morro. 
Abaixo, o link de uma publicação no Popa sobre o morro da Formiga e a sua pequena praia, transcrita do livro de Geraldo Knippling "O Guaíba e a lagoa dos Patos". Clicando sobre as fotos em miniatura elas abrirão em tamanho maior. Para nós que estivemos por lá, logo reconhecemos os lugares das fotos.


Na última foto foi minha intensão acentuar o contraste para tornar mais evidente a figura de uma caveira em uma das pedras na volta do morro, bem ao lado da praia. Para mim lembra a caveira da lenda do Fantasma e, por coincidência, o morro da Formiga é tido como um dos lugares onde os jesuítas teriam enterrado tesouros quando deixavam os pampas perseguidos pelos bandeirantes. Histórias ou lendas, a pedra com a figura da caveira parece estar marcando o território do Fantasma, o herói das selvas.

















Saímos da praia da Sepultura, passamos rente as pedras da ponta do morro da Formiga e continuamos em linha reta na direção da ilha do Barba Negra. Completamos a travessia de 4,7km e desembarcamos na ponta Norte da ilha. 
Fizemos uma breve parada e logo iniciamos a circunavegação saindo pela costa Leste onde parecia uma praia de mar grosso com muitas ondas e voltamos ao mesmo ponto para montar acampamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário