sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOM RETIRO DO SUL A PORTO ALEGRE DE CAIAQUE

Bom Retiro do Sul



Muito bom! 
Começamos o ano com um remada forte e que estava nos nossos planos há bastante tempo. Maciel, que prefere águas sem ondas, estava ansioso por essa remada que ele mesmo escolheu fazermos em janeiro.

Fomos de carro até a barragem na cidade de Bom Retiro do Sul e da rampa de cimento, no nível inferior, saímos com nossos caiaques em direção a Porto Alegre. 

Pudemos ver uma operação da eclusa transpondo uma embarcação para o nível superior para que ela prosseguisse sua navegação rio Taquari acima.

  Tiane não foi para remar desta vez mas,  deu sua importantíssima contribuição nos levando até o ponto de saída. Enquanto esteve na barragem, antes de retornar com o carro, fez magníficas fotos e um belo relato sobre Bom Retiro do Sul, sobre a eclusa e o rio Taquari. que podem ser vistos no seu blog: 

Maciel teve a companhia de seu pai para levá-lo até Bom Retiro do Sul.
Assim começamos, Leonardo, Maciel e eu,  a descida desde a barragem com previsão de três dias de remadas.




Não pudemos contar com ajuda da correnteza que estava fraca, pois, os rios estão de nossa região estão com níveis muito baixos com a falta de chuvas. Assim, pudemos observar  as belas paisagens, os barrancos com bastante altura e sua formação de cascalhos de rio. Passamos por muitas praias de cascalhos que, certamente, estariam encobertas pela água fora do período de estiagem.








Tiane e o Sr. Fernando acompanhando minha entrada na água. Junto a eles o cãozinho da Tiane, o Tombinho, que observava tudo.





Haviam muitos caícos pela água com pessoas pescando no trecho logo abaixo da barragem. E também muitos pescando das pedras.
 Caícos amarrados ao barranco e outros submersos na água - essa é uma maneira de mantê-los protegidos do sol que faz rachar as madeiras.

O rio Taquari tem características diferentes dos rios Guaíba e Jacuí.
Muitas pedras aparentes próximo das margens e os redemoinhos na água indicam que o fundo deve ser rochoso.
A navegação se torna bastante sinuosa e a boa sinalização é fundamental para as embarcações.
Não tem praias de areias e não se vê as dragas trabalhando na extração. Nem aquele lodo pelas margens decorrente da constante movimentação do fundo do rio pela dragagem.













Rebocando cinco caícos rio acima parecendo uma grande serpente.








Ponte sobre o arroio Castelhano.
Com muito cuidado das pedras submersas, que não se percebe devido a cor barrenta da água, fui até embaixo da ponte fazer algumas fotos.
















Ponte sobre o rio Taquari da estrada que vai para Mariante.


Aproveitamos essa parada para o almoço.







Mantive o controle do leme e me orientei através da câmera para passar próximo da boia e bater essa foto. Sem lembrar do remo,  passei pela boia e ele bateu nela indo parar na água. Por sorte, consegui pegá-lo num rápido movimento com a mão esquerda.




Leonardo aproveitando a parada para um mergulho.

















Chegamos na cidade de Taquari que tem o mesmo nome do rio. Nosso ponto de acampamento era pouco mais adiante mas, logo atrás de nós vinha uma tempestade de verão. Resolvemos ficar no camping municipal que é administrado pelo Sr. José e que nos dispensou cobranças - cortesia por ser a nossa primeira visita e porque só passaríamos a noite ali.

Simulação do trajeto percorrido no primeiro dia de remada sobre a imagem do Google Erth.

Tivemos que levar os caiaques lomba acima até o local das barracas, o que me custou as últimas energias do dia.

***

Caiaque Artic........................Leonardo Maciel
Caiaque........................................ Markopollo
Caiaque Cabo Horn..................Germano Greis


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário