quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PONTA DA ARMAÇÃO

Pequena pedalada



Passava das 17h quando saímos na direção da praia da Armação. Logo que descemos na volta do morro chegávamos na entrada do Parque Municipal da Lagoa do Peri. 
A luminosidade que eu esperava para algumas fotos seria com sol alto mas,  nuvens muito carregadas encobriam o sol que logo se esconderia atrás do morro.






Continuamos descendo pela estrada e entramos na direção da praia da Armação. Nessa praia está ocorrendo um estreitamento da faixa de areia. Com a força das marés as construções próximas estão ficando ameaçadas. Algumas já ruiram e mesmo com a colocação de pedras como barreira de contenção o mar continua avançando.



Retornamos para a estrada e seguimos para o centro da Armação

A sugestão do Luciano foi para visitarmos a praia Costão do Matadeiro. 
O caminho para essa praia fica no final da segunda rua a partir da igreja. A rua termina no rio do Quinca Antônio e se atravessa para o caminho das pedras sobre uma  ponte de cimento. O caminho é estreito e em subida, contorna o morro e depois começa uma descida até as areias da praia do Matadouro. 
O Luciano disse que todas as casas construídas lá na praia foram com materiais que passaram por esse caminho em carrinhos ou nas costas mesmo. Não tem outro caminho a não ser por água.






Vistas para a praia do Matadeiro.
Não fomos até a praia do Matadeiro e resolvemos voltar do alto das pedras para a ponta da Armação onde o cenário com os barcos de pesca parecia proporcionar boas fotos com o por do sol ao fundo.
Descemos de lá e entramos na primeira rua a partir da igreja, cruzamos pela colônia de pescadores e  chegamos naquele trapiche que liga a ponta da Armação. 



Vistas para o trapiche a partir da entrada na colônia de pescadores.


Barcos no seco e horas de trabalhos na manutenção dos barcos de pesca.
O por do sol não estava como gostaria e as fotos ganharam um colorido cinzento com as nuvens que encobriam os morros. 
Vistas para a praia da Armação a partir de um trapiche.



Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano










Foto: Luciano

Seguimos um pouco adiante e subimos a elevação no alto das pedras.
Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luiano

Foto: Luciano








Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano

Foto: Luciano




De volta pra o centrinho uma parada para água.



Daqui retornamos pelo mesmo caminho em uma pedalada constante e eu encerrei  o meu primeiro dia em Florianópolis sem acreditar que tivesse dirigido toda aquela distância, caminhado no Ribeirão e ainda pedalado, coisa que não estou acostumado.
Fiquei feliz por visitar filho embora fosse melhor que a Marisa pudesse ter vindo,  o Fernando,  a Amelize, a Filhinha, a Chu, ...e, que a Lêdi não estivesse fora.

Mas, para o dia seguinte já estava programada uma volta de caiaque...

*****

















Nenhum comentário:

Postar um comentário