terça-feira, 12 de abril de 2011

BANHADOS DO GRAVATAÍ





Rio Gravataí

(Texto transcrito de Wikipédia)

O rio Gravataí forma-se no Banhado Grande, que abrange os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí e Viamão. Este banhado recebe as águas de toda a bacia hidrográfica compreendida nestes municípios, se situando entre a Serra Geral e a Coxilha das Lombas.
Deságua no delta do Jacuí, um conjunto de canais, ilhas e pântanos, a partir do qual, forma o lago Guaíba. A partir do Guaíba as águas seguem para a Lagoa dos Patos e, daí, por seqüência, para o Oceano Atlântico.
Os principais afluentes do Rio Gravataí no Banhado Grande são os arroios Miraguaia, Chico Lomã, em Santo Antonio da Patrulha; Passo Grande, em Glorinha; Passo do Pinto na divisa Glorinha-Gravataí e os arroios Sanga da Porteira, do Vigário e Alexandrina em Viamão. Temos também a importante contribuição das vertentes das Águas Claras, no município de Viamão. Fora da área do Banhado, o principal afluente do Rio é o Arroio Demetrius, em Gravataí, também chamado de Arroio Passo dos Ferreiros, e que tem sua nascente no município de Taquara.
Outro arroio importante é o Barnabé, que tem sua nascente no Morro Itacolomi. Temos também em Alvorada os arroios Águas Belas e Passo do Feijó como os mais expressivos neste município.
A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí possui uma área de aproximadamente 2.020 km2, abrangendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Canoas, Porto Alegre e pequena contribuição de Taquara.
A importância do Banhado Grande se dá em referência ao mecanismo de regulador da vazão do rio Gravataí, pois para lá convergem todas as águas que, gradativamente, alimentam o rio. É como se o banhado fosse uma esponja, que absorve a água e a vai liberando aos poucos. O Banhado Grande tem uma importância fantástica relacionada com a flora e fauna, pois ali vivem inúmeras espécies animais, que tem esta região como seu habitat natural.
É ponto de migração de aves que vêm de outras regiões do Brasil e até mesmo de outros continentes, que passam pelo banhado em diferentes épocas do ano, em busca de repouso e alimento farto para seguirem em novas viagens. Uma infinidade de peixes e répteis buscam seu último e derradeiro ninho de abrigo, no banhado que, com suas águas mornas e calmas, permite a desova, o aninhamento e a procriação destes animais. Grandes mamíferos, já em fase de extinção, tem o banhado como refúgio.
O Rio Gravataí é a principal alavanca para o desenvolvimento de toda a região. Deste manancial hídrico é realizada a captação de água para o abastecimento público de quase um milhão de pessoas.
A água que abastece as indústrias dos mais diversos ramos é retirada do Rio Gravataí, assim como as lavouras de toda a região da bacia, a criação de gado, as atividades de lazer e recreação são abastecidas pelas águas deste manancial hídrico.




























































Me parece que  nessa foto a garça perdeu uma pena em pleno vôo e sua asa direita parece estar faltando uma, será?

Atravessando por terra dos campos alagados para o canal do rio.















Esse lugar que foi sugerido pelo Fernando Bueno e rendeu uma remada muito legal.  O Agustoni já comentava sobre esses lugares para uma remada e que já havia remado por lá.
Fizemos um passeio por meio de troncos e árvores dentro da água e muitas plantas flutuantes por canais ou por campos alagados sem pressa e sem correria.
O dia havia começado totalmente fechado e só abriu o sol quase meio dia. No meio da tarde voltou a ficar nublado e as fotos pareceram em preto e branco.

Todas as fotos no álbum do caiaqueveio.

***

Caiaque Artic...................................Fabiano Krauze
Caiaque Artic..............................................Crístiam
Caiaque Caiaker..............................Fernando Bueno
Caiaque Cabo Horn..........................Germano Greis

*****













Nenhum comentário:

Postar um comentário