quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LAGOAS EM OSÓRIO




Osório
Em  16 de dezembro de  1857, o município de Osório emancipou-se de  Santo Antônio da Patrulha, levando consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. O colonizador e o imigrante alemão ou italiano foram se instalando nas redondezas de Conceição do Arroio.

Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do interventor federal José Antonio Flores da Cunha, como forma de homenagear o marechal Manuel Luiz Osório, patrono da Cavalaria nacional, ali nascido.


É conhecido como "Cidade das Lagoas", por ter uma rede de 29 lagoas, muitas delas interligadas, e "Cidade dos Bons Ventos", devido aos grandes ventos desta região.

Historicamente, no período de 1921 a 1960, a exploração das vias navegáveis de Osório a Torres transformou-se em um meio de comunicação e transporte de Osório-Torres, e foi importante para o desenvolvimento econômico, cultural e educacional, não só para o município de Osório como para todo o litoral norte.
Em razão dos ventos, em Osório foi construída em 2007 a segunda maior usina eólica do mundo, o Parque Eólico de Osório, atrás apenas dos Estados Unidos, e a maior da América Latina. No Brasil hoje é produzido pouco mais de 28 MW de energia eólica, em Osório são mais de 150 MW. Em complemento a disso, como destaque turístico, a sede do Aeroclube de Planadores Albatroz.



Lagoa do Peixoto
Neste ponto da lagoa do Peixoto, com o morro da Borússia ao fundo, saímos em uma remada    para eu conhecer as águas da lagoa da Pinguela que estão no pátio da casa de Márcio,  onde ele rema regularmente com o Osório Grupo de Canoagem do qual é fundador.
Havíamos combinado sair no sábado mas, por sugestão de um amigo que também participaria e para um outro parceiro também poder nos acompanhar, remarcamos para domingo. Mas, mesmo deixando a remada para domingo, eles não nos acompanharam. 

Caiaques prontos para remada.



Canal de navegação que liga a lagoa do Peixoto à lagoa da Pinguela

Gado saindo dos matos em busca de alimentação e água.









Ponte sobre o canal.




Lagoa da Pinguela
Entrando na lagoa da Pinguela com vento pela proa. As ondas mais próximas da saída do canal não quis fotografar - era mais aconselhável cuidar de remar e vencer o vento e as ondas mandando contra.





Parada para apreciar a beleza das paisagens.



Continuando pela costa leste da lagoa.







Aqui o limite entre as lagoas da Pinguela e  Palmital.

Belas imagens de nossos caiaques com o morro Alto (Maquiné) ao fundo.





Uma foto para marcar a presença.

Retornamos daquele pontal de areias da lagoa até um capão de mato e taquareiras procurando um local abrigado  do vento para podermos almoçar a tradicional massinha. Desta vez, a cobertura foi com  um pastel de carne (despedaçado) da Pastelaria Litoral - o melhor pastel da estrada. Mais um queijinho ralado por cima.

Morro Alto.

Retornando para o canal e desta vez, com vento Nordeste e ondas pela popa.



Quase não precisava remar porque o barco era levado num sobe e desce das ondas. Houve um momento que navegávamos mais para o meio e deu uma sucessão de ondas ainda maiores. Nessas horas é melhor  aproximar-se da costa...



Boca do canal à vista.

Entrando no canal.


    




Muitas aves pelo caminho.

Parque eólico de Osório ao fundo.

Biguá.



Chegada no ponto de partida e tradicional foto de despedida do lugar e parceiros de remadas.

No caminho de volta um detalhe do parque eólico de Osório.

Outras fotos: Álbum do caiaqueveio
Blog Osório Grupo de Canoagem: fotos




Resumo:
Domingo, 19 de setembro de 2010.
Saída: 10h15min.
Chegada:15h05min.
Distância percorrida:16.km (estimado)
Vento: Nordestão

Caiaque Cabo Horn: Márcio Pereira
Caiaque Cabo Horn: Germano Greis

Valeu amigo Márcio pela companhia na remada no seu território aquático das lagoas.

*****











4 comentários:

Leonardo Esch disse...

Que remada legal! Essa região das lagoas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é mesmo de potencial enorme para as atividades náuticas. As inúmeras lagoas interligadas por canais permitem navegadas de vários dias. Oxalá possamos combinar com vários amigos uma remada com acampamentos, que tal?
Saudações aquáticas!!!

Jorge Luiz Padaratz disse...

Beleza Germano! Até que enfim alguém daqui remou com o Marcio... Belas imagens...Parabens!

Grupo Osório de Canoagem disse...

Grande Germano, apesar do vento foi uma otima remada, o rango do Germano tava um verdadeiro banquete muito bom mesmo.
Pois e Padaratz ate que enfim alguem apareceu, por aqui, temos que combinar outra e te espero por aqui, abraco a todos e parabens pelas fotos Germano.

rodrigoventur disse...

belas fotos, vejo que meu caiaque já remou em belas paisagens antes de ser meu. legal, abração

Postar um comentário