terça-feira, 3 de agosto de 2010

Barquinhos no rio Jacuí



A água subiu e os caícos foram amarrados mais acima, embaixo da árvores. Um pescador tira a água da chuva do dia anterior e prepara o barco para  pescaria de pintado no canal do rio Jacuí.

O nível da água está acima do normal com as chuvas dos últimos dias de julho. Algumas embarcações menores são amarradas mais acima enquanto outras, permanecem nas poitas.
Os caícos construídos em madeira  servem para pesca e permanecem dentro da água enquanto estão em uso, depois, muitos deles ficam abandonados em qualquer canto.



Caíco abandonado ao tempo. Não demora e a madeira estará apodrecendo na umidade do chão.



Este foi erguido do chão e tem chances de ser recuperado mas, se não levar muito tempo, pois, o sol poderá rachar suas tábuas quando chegar o verão.

Caícos amarrados no barranco de casa.
 Notem a leveza dos barcos: é obra de mestre carpinteiro naval que sabe dar equilíbrio a um casco e deixá-lo navegável.  Essa  experiência  passa de mestre para aprendiz ao longo do tempo.



Embarcação típica do Jacuí de construção em aço de pequenos estaleiros ao longo do rio. Vimos muitos cabinados ou com uma simples tolda. Esse parece abandonado e devia ser utilizado para transporte de passageiros entre as cidades de uma margem e outra.

Barco de casco em aço e tolda aberta.

O caíco "Ultraleve"...



Um caíco de porte maior com motor de popa e tolda mas, com força dos remos subindo a correnteza - coragem e muito braço rio acima...

A  paixão por barcos vem desde criança e sempre achei que um barco é como um cão amigo  e nunca poderá ser dado ou vendido. Amigos bichos sentam com a gente e a sala da casa deveria ser do tamanho que entrasse o barco.

2 comentários:

Jorge Luiz Padaratz disse...

Show, Germano, Show mesmo....!

Gebão disse...

Show as fotos das margens do Jacui em Charqueadas. A primeira então muito bonita - fica perto da casa do Baraçy. Só que as nossas "autoridades" não dão o valor que merece o local. Sempre esta cheio de lixo ! Valeu pelas fotos . Parabébs

Postar um comentário